23 de julho de 2015

Vamos falar sobre Plágio..?

Isso não quer dizer que não haverá punição, judicial ou consequenciais.
Nesse post vou falar um pouco sobre as consequências em geral que podem acarretar a quem tem esse costume, juntamente com algumas dicas soltas nas entrelinhas. E para você também que quer saber o que fazer se aconteceu isso com você, pode vir lendo também que você vai gostar do que tem por aqui..
Antes de começar, vamos ver a definição de plágio segundo o nosso amigo Google:

Em resumo, é o ato de pegar uma informação, trabalho, arte ou qualquer outra coisa feita por outra pessoa e publicar/usar em seu nome. Há pessoas/empresas que permitem a reprodução de algum material, mas sempre exigindo os créditos. Até porque, no nosso país pelo menos, "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Se eu tivesse pego essa informação do google e não sinalizasse (como está em vermelho ali na imagem) já poderia ser considerado um plágio.

Vou listar aqui algumas consequências dessa prática:

  • Ficha suja
Retirando diretamente do Código Penal Brasileiro:
Art. 184. Violar direito autoral: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
§1° - Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, em todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente,(...) -  Pena - reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...)
A pessoa que gosta de ficar plagiando o trabalho dos outros por aí pode levar um processo (olha a dica para quem já sofreu ou está sofrendo algo do tipo), ter que pagar multa ou até ser preso.
  • Perde credibilidade
Quem vai confiar no trabalho de alguém que na realidade não trabalha e ainda fica atrapalhando quem tenta trabalhar!? Eu mesma não confio! Sem falar que alguém que copia não consegue ter público também pela informação repetida. Já existem muitos canais, blogs, fanpages, entre outras formas de passar conteúdo por aí. As pessoas (você) não precisa de "mais um" de enfeite por aí.

A sociedade está cada vez mais seletiva. Isso é devido a quantidade de informação que tem nos abordado por aí das mais variadas formas possíveis. Mas não ache isso ruim não! Porque não ser você o mais preparado? Porque não ser você o que tem uma informação nova, o conteúdo mais arrojado e o que conquista mais público pela qualidade
Autenticidade = Sucesso
  • Não irá crescer
Se a pessoa não consegue público, é óbvio que ela não consegue também crescer como "empresa". No fundo todos nós queremos que nosso hobbie "produza" dinheiro, e isso pode até ser possível. Mas se você não sabe disso, eu digo, isso não vem sem esforço e dedicação

Todos nós sabemos (eu pelo menos espero que sim) que o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. Isso significa que sempre, não tem para onde correr, sempre haverá um esforço antes da "brisa e água fresca" (traduz-se: resultados, para ninguém ficar pensando que vai chegar um momento que as coisas vão se arrumar sozinhas). E acredite, não tem nada melhor que olhar para trás e poder dizer "fui eu quem fiz isso". 

A gratificação disso não tem preço... Tente visualizar esse momento em sua vida e siga em frente, não desanime até que você tenha chegado onde você queria.
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
Então eu acho que é isso que eu tinha para falar sobre esse assunto tão tenso em nossas vidas. Graças a Deus ainda não tive esse desprazer (pelo menos que eu saiba) e espero que você também não tenha. E se teve, não desanime, isso significa que seu conteúdo é tão bom que a outra pessoa não se dá o trabalho de fazer algo melhor ou equiparado ao que você fez...

*post feito para o blog da Maju, mas decidi postar aqui porque gostei do resultado ;)

Obrigada pela visita!
Deixe seu comentário com dúvidas, críticas construtivas e dicas de assuntos se quiser..
E não esqueça de seguir nas redes sociais 

8 comentários:

  1. Coisa feia é a pessoa plagiar, é muita falta de vergonha na cara do plagiador, e ainda se acha blogueiro(a) , blogueiro é criar o próprio conteúdo, não plagiar . Obrigado pela informação beijos linda .

    http://deivysonluan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feio mesmo, deixa qualquer um triste..
      beijos e obrigada pelo carinho :3

      Excluir
    2. que nada linda, seu blog é muito legal e bem informativo, blogueiro somos nós que cria o próprio conteúdo .

      Excluir
    3. Vdd Deivyson :D
      Que coisa linda *-* respondeu meu comentário haha ♥

      Excluir
  2. Olá Bruna, muito bem colocado o seu post. Plágio é crime e nesse mundo da blogosfera vemos diversos absurdos. Uma blogueira que copia textos ou mesmo ideias nunca conseguirá manter leitores fieis. Se inspirar é um a coisa mas plagiar é outra!

    http://www.robertazanatta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roberta, e espero que as pessoas conscientizem-se mais com relação a isso ;)
      beijos

      Excluir
  3. Muito bom esse post. Principalmente quem tem blog sabe o quanto é ruim quando você faz um conteúdo bom e que deu trabalho pra fazer, e ai vai uma pessoa, copia e cola e ainda leva os créditos de uma coisa que ela não teve capacidade de produzir sozinha e ainda plagiou.

    Hello Folks Blog :3

    ResponderExcluir

Dê-me motivos para ficar feliz ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo