11 de agosto de 2015

Cuidar da saúde não tem que ser chato

Minha infância e adolescência foi de quase total sedentarismo (porque meu pai sempre correu e ele me levava de vez em quando, as vezes eu ia de bicicleta as vezes não, sem falar que sempre que dava eu estava na rua brincando haha), e de uns meses para cá comecei a tentar me cuidar colocando meu corpo para se mexer e vi o quanto isso muda na minha vida para melhor. Em contrapartida, a alimentação aqui em casa sempre foi regulada: nada de refrigerante, gordura e coisas não tem vitamina nenhuma. Eu ainda comi muito biscoito recheado mas depois comecei a ter fortes dores no estômago e descobrimos que era o biscoito, pouco tempo depois nem o tão amado treloso entrou mais aqui em casa.

Todos sabemos como se cuidar as vezes parece chato, a não ser quando o resultado físico chega rápido, o que é notório que isso quase nunca acontece (a menos que você tome bomba, não faça isso por favor, além de ser feio prejudica muito sua saúde). Além da preguiça, a rotina cheia de afazeres grita e o bolço aperta e todo o ânimo que poderia ser usado esvaece, então voltamos para o sofá. Ou para a cozinha. Para nos atolarmos em gorduras e empacar no canto; é preciso muita força de vontade para enfrentar o costumeiro dorme, acorda, come e dorme de novo, principalmente quando a sua própria família quer segurar você em casa, no caso de nós mulheres e ainda mais das mulheres casadas e as que têm filhos cabouce: para sempre em casa é a sua sina, dizem. Mas não deixem que isso aconteça mulheres, eu sei o quanto isso prejudica sua auto-estima e sua confiança em si mesmo.

Quanto a preguiça, a dica que dou é não fazer apenas uma modalidade de exercícios. Ou apenas uma comida sempre. Já vi muitas pessoas dizerem isso, coloquei em prática, como eu disse, a alguns meses, e realmente faz diferença e faz com que a gente não perca o pique. Comecei correndo na pista de cooper da minha cidade, depois conheci algumas pessoas que tornaram-se amigos (e até mais que isso, o meu namorado ♥), eles treinavam parkour a alguns anos e me chamaram para eu tentar haha. Sim, cai muitas vezes e depois fiquei com muito medo mas uma Butovski nunca desiste não é mesmo!? Além dessas duas modalidades estou treinando também para o concurso da PM que exige um físico resistente. Uma modalidade ajuda a outra e todas me ajudam a ser uma magra resistente (como diz o meu pai, não adianta ser magra se não tiver uma resistência).

Existem várias outras áreas para fazer o seu corpinho se movimentar também:

  • Yoga
Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5.000 anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.
Eu sou uma admiradora assumida de quem faz aquelas contorções impossíveis com o corpo. Tenho muita vontade de fazer, quem sabe um dia!? Daí você pode pensar "Ah Bruna mas que mudança isso pode trazer pro meu corpo!? Como vou ficar torneada(o) fazendo yoga?" Gente saúde não é só o que está na frente dos nossos olhos, o que é palpável, saúde é como nos sentimos com nós mesmas, como nos viramos no dia a dia sem pirar, e principalmente o nosso organismo. O que poucos de nós sabemos é que quando nos cuidamos, nos exercitamos, enquanto os resultados palpáveis não aparecem, dentro de nós, no nosso tão querido organismo, tudo está mudando
  • Zumba
Zumba é um programa para fitness inspirado principalmente pela Dança Latina. Foi criado por um bailarino e coreógrafo de Miami, Alberto "Beto" Perez, juntamente com um casal de empresários nomeados Alberto Perlman e Alberto Aghion. Existem diferentes vídeos ou DVDs de Zumba que podem ser adquiridos através do site e infomerciais. DVDs na casa dos milhões foram vendidos com sucesso em mais de 30 países. Hoje, existem mais de 25.000 instrutores Zumba oficiais em todo o mundo. Ele tem sido destaque em vários meios de comunicação, jornais, programas e revistas.
fonte: Praticar zumba 
Conheci essa prática pela minha mãe que tinha começado a treinar na academia e comprou alguns DVD's de zumba para fazer em casa já que ao que parece na academia que ela fazia ainda não tinha chegado. Achei bem interessante, e se você se comprometer e levar a sério de verdade vai soar muito e cansar para valer. Meche com todas as partes do corpo, no dia seguinte você descobre músculos, que vai por mim, você nem sabia que tinha.
  • Muai Thay
Muay Thai significa "arte marcial tailandesa". É uma arte marcial originária da Tailândia - também conhecida como Boxe Tailandês - e atualmente praticada como esporte em vários países. Acredita-se que o Muay Thai tenha se originado no processo de formação da nação que hoje é a Tailândia. 
Essa e todas as outras artes marciais, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é um exercício além de físico de disciplina. Sem falar na resistência física que podemos ficar depois. Sempre quis fazer alguma arte marcial mas meu pai nunca deixou (super-protect) mas quem sabe um dia!? 
  • Circuito
O treinamento em circuito consiste na integração de diferentes exercícios, feitos em sequência. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com atividades aeróbicas leves.Com uma média de quatro ou seis estações por treino, o objetivo é permanecer no mesmo exercício em um período de 30 segundos a 1 minuto e imediatamente trocar de estação.
fonte: Saúde.ig 
Esse eu conheci pela linda da Pugli, ela posta sempre no canal os que ela costuma fazer e eu acompanho e assisto todos para quando eu estiver no ar livre poder colocar em prática. Pelo que percebi é bem eficiente e cansativo, sem falar que a pessoa fica toda doída (de um jeito bom pois mostra que pega todos os músculos) e toda soada. Até fiz uma vez na doida mesmo, mas o ideal é fazer com um profissional que avalie sua resistência e seu corpo.
  • Pilates
Atualmente, uma das alternativas para essas pessoas é o Pilates. Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.
Eu só conhecia pelo nome, não fazia a menor ideia do que era. Até que minha tia começou a praticar e ficava contado como era maravilhosa a experiência e que não pararia nunca, como fez com a academia. Comecei a seguir alguns instagram's que continham fotos e vídeos sobre isso e vi como é interessante. Talvez um dia eu faça, pelo menos pela experiência, preciso saber como é no coro desse povo. A Suelen uma vez postou até uma foto praticando (haha) onde ela dizia "Se tá fácil, é por que tá errado".

Outra parte fundamental é a alimentação:


1. Já é de praxe a dica de comer frutas. Eu sei. Mas a dica é: não foque só em uma fruta, não se martirize dessa forma, nosso país é rico quando se trata de diversidade. Temos uma vastidão de frutas deliciosas a nosso dispor nos mercados (principalmente de rua) por um bom preço. Sei que com a crise é só faltar um pouco de água que a safra já fica mais cara, mas é só dar uma pesquisada e comprar apenas o suficiente para ser consumido.

2. Beba muito suco. Minha mãe faz detox de vez em sempre e toma no meio da tarde. Ela diz que limpa o organismo e tira a fome dela no resto do dia. As vezes dá a hora do jantar e ela não está com fome mas come bem pouco porque não comer está fora de cogitação: não faz bem hein...  e é aí que vem a próxima dica.

3. Misturar verduras com franco e temperos é uma delícia.. Já fiz isso com tomate, cebola e temperos verdes juntando tudo com cominho, alho, sal, azeite, orégano e vinagre. Quem me ensinou foi minha tia, ela disse que é típico de São Paulo e que não pode ter um churrasco sem ter esse vinagrete, mas eu como na hora do lanche e é uma delícia. Agora para quem quer substituir uma refeição não pode faltar a proteína né, é preciso acrescentar alguma carne e pronto, você fica saciada(o).


OBS: Só para deixar claro que não sou nutricionista nem formada em educação física ou outra coisa do tipo, estou dando dicas baseadas no meu dia a dia e experiências que tenho com a minha família. Em caso de dúvida, aconselho procurar um profissional da área.

Então é isso, aqui coloquei sem querer um pouco do meu cotidiano (haha) espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar aqui embaixo que vou ficar muito feliz em responder. 

E você? Faz algum exercício? Alguma prática dessas citadas ou outra diferente? Conta para mim por favor como é a experiência!

Obrigada pela visita, comente e volte mais vezes!

12 comentários:

  1. Verdade. Ser saudável não tem que ser algo chato. Post super completo, Bruna! Sou louca pra experimentar zumba. Deve ser ótimo!!! A parte da alimentação, super importante - o que eu mais gostei. Haha <3 Sou super preguiçosa pra fazer suco, mas é inegável como é super saudável. (E misturar verduras com frango, ou peixe também. Acho mara!)

    Adorei viu?

    Beijo, e boa terça :D

    www.eurenata.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Renata!
      Dou a maior força para você começar a fazer zumba haha ;D
      Obrigada pelo comentário e pelo carinho :3
      Ótima terça a você também ♥

      Excluir
  2. Que post bacana! Concordo super que se cuidar tem que ser algo agradável. Eu tento me cuidar, fazer umas caminhadas e principalmente comer melhor, mas olha é complicado haha...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, Bruna. Além de sedentária, sou preguiçosa AND fumante, então um dos motivos dessa relutância em me exercitar é pelo senso comum que você comentou, parece chato pacarai e a gente acaba desistindo no meio do caminho (ou antes mesmo de começar) aheuaheuaeh.
    Boa a recomendação de dança pra quem não curte academia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheeer fumante!? O.O Sai dessa vida, meu vô teve tantos problemas por causa disso :(
      A dança é uma ótima opção Hell, tenta vai ♥

      Excluir
  4. Eu preciso muito me cuidar...mas é foda, sou muito relaxada! hahahaha
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, está rolando um sorteio maraaa de duas semi jóias da Brilho Magia. Você não pode ficar de fora! 
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue rpz haha
      Obrigadaa pelo seu comentário e pelo carinho ♥
      Passarei sim no seu..

      Excluir
  5. Já fiz Circuito, Zumba, tenho muita vontade de fazer Pilates e Muai Thay. E concordo com tudo quê disse, é realmente muito, mas muito dificil mesmo prosseguir quando tem uma coisinha se quer impedindo. Eu já fui e voltei da academia diversas vezes, agora eu vou começar firme novamente, mas com objetivo em mãos e com tuas dicas, quando eu pensar em desistir novamente voltarei a ler essa postagem, haha. Amei o blog <3

    http://ishnualah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que ótimo *----*
      Vá firme que você consegue ;)
      Pode voltar quando quiser, sempre será bem vinda haha ♥

      Excluir
  6. Eu ando com a saúde muito fragil e meu animo já passou do chão.
    O pior é que eu eu estudo o dia todo,e tenho muitas coisas para fazer :/
    Estou pensando em arrumar um tempo pelo menos para correr,mas está difícil,adorei as dicas!
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, eu também não tinha tempo e apelei pela corrida, é muito bom, super recomendo ♥

      Excluir

Dê-me motivos para ficar feliz ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo